Logo

Pé diabético cuidados e precauções

pé diabetico

Pé diabético cuidados que devemos ter:

Mais novo vídeo – excepcional – clique para ver!

Pe diabético cuidados que devemos ter!

pe diabetico

É importante que o paciente diabético tenha em mente que o cuidado com os pés deve ser constante durante toda a sua vida. Acredita-se que a maior parte dos diabéticos apresentarão algum tipo de lesão no pé durante sua vida.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV – regional São Paulo), define como pé diabético ao “conjunto de modificações no pé de pacientes portadores de diabetes, decorrente de alterações na circulação, na sensibilidade, na motricidade e no formato, que pode ainda se agravar com o desenvolvimento de infecção local.”
Para evitar complicações, o diabetes deve ficar bem controlado. Consideramos adequado o controle quando o exame chamado “hemoglobina glicada” fica abaixo de 7%.

Resumo das dicas – em 10 itens:

  1. Observe seus pés diariamentes – se identificar feridas, secreções, sangramentos, procure o médico vascular imediatamente.
  2. Utilize sempre sapatos confortáveis e com meias de algodão. Evite sapatos com costuras internas. As meias de algodão devem ser mais espessas, de preferência.
  3. Cortes unhas de maneira reta, sem avançar para os cantos. Isso evita que a unha fique encravada.
  4. Trate imediatamente todas as infecções e micoses nas unhas e entre os dedos. Não deixe para depois, isso pode ser uma porta de entrada para uma infecção posterior.
  5. Não confie na temperatura pelo pé. Há uma perda da sensibilidade para a temperatura em pacientes diabéticos.
  6. Lixe sempre os calos nos pés. Lixe pessoalmente com lixas de unha delicadas ou solicite o trabalho de uma podóloga especialidade.
  7. Evite andar descalços e nunca use sapatos sem meia. Devido a perda de sensibilidade, sempre verifique se algum objeto ficou dentro do sapato.
  8. Mantenha seco espaço entre os dedos dos pés – seque bem entre os dedos.
  9. Utilize hidratantes na perna e no calcanhar diariamente.
  10. Não fume, cuide do peso e faça atividades físicas regulares.

Dr Rodrigo B. Biagioni

Clique para mais informações sobre outras doenças e tratamentos.

Veja também

vasinhos rosto

Vasinhos no Rosto e Vasinhos no Nariz

https://www.youtube.com/watch?v=sbhLcQrG6T4u0026t=99s Vasinhos na face, Varinhos no nariz, Vasinhos no rosto O que são? Vasinhos no rosto. Os vasinhos ou telangiectasias, são veias bem pequenas (menores

Leia mais »
dor pernas claudicação - doença arterial periférica

Claudicação arterial

O que é a claudicação arterial de membros? A claudicação é a dor que acontece num membro, especialmente ao caminhar e geralmente após um certo

Leia mais »