Logo

Vasinhos no Rosto e Vasinhos no Nariz

vasinhos rosto

https://www.youtube.com/watch?v=sbhLcQrG6T4u0026t=99s

Vasinhos na face, Varinhos no nariz, Vasinhos no rosto

O que são?

Vasinhos no rosto. Os vasinhos ou telangiectasias, são veias bem pequenas (menores que 1mm) de cor geralmente avermelhadas e que ficam na porção mais superficial da pele. São veias anômalas e, portanto, sem a função original de drenar o sangue dos tecidos.

Apesar de causar alguns sintomas como dor e coceira, geralmente são assintomáticos. O que geralmente incomoda é o aspecto feio que ele causa na pele das pessoas, especialmente nas pessoas de pele mais clara.

Os vasinhos podem ocorrer em vários locais sendo a perna a localização mais frequente seguido pelos vasinhos no rosto, geralmente próximo ao nariz e nas bochechas.

Diferentemente dos vasinhos nas pernas, os vasinhos da face tendem a ser mais avermelhados, de paredes finas e superficiais o que favorece o tratamento com LASER.

As causas dos vasinhos na face são:

  1. Genética – sendo mais frequente em pessoas de pele clara e pp povos do mediterrâneo como italianos, portugueses e espanhóis.
  2. Exposição excessiva ao Sol
  3. Gravidez
  4. Aumento no consumo de álcool
  5. Trauma de pele – tratamento estéticos mais agressivos e também após cirurgia de nariz – nas áreas próximas a incisões.
  6. Uso prolongado de corticóide

Tratamento

O tratamento se faz pelo uso do LASER. A escleroterapia que é a injeção de glicose ou espuma não é permitida na face devido ao risco de formação de trombos em veias do cérebro. Chamamos essa área proxima do nariz de “triângulo perigoso” e nenhum agente líquido deve ser utilizado.

O LASER mais efetivo para esses tipos de vasinhos no rosto é o ND YAG long pulse 1064. Sendo assim, com esse laser os vasinhos são tratados em 2-4 sessões com intervalos de 3 semanas.

Após as sessões pode haver certo avermelhamento na pele que pode durar algumas horas ou alguns dias. Por isso, orientamos o uso de pomadas nessas áreas e evitar a exposição solar durante todo o tratamento. Veja nesse LINK os cuidados com o Sol.

CLIQUE AQUI para ver um vídeo sobre o tema de LASER para os vasinhos!

Dr Rodrigo B. Biagioni. Vascularline Serviços Médicos LTDA.

Veja também

Inchaço nas pernas no calor

?Também tem o fato demorarmos uma eternidade (nos feriados principalmente) para chegar à praia de carro ou de ônibus para quem mora em São Paulo…

Leia mais »