Logo

Vasinhos e varizes. Qual a diferença?

vasinhos e varizes. Cirurgua de Varizes orientações
A diferença entre vasinhos e varizes está na profundidade e no diâmetro desses vasos doentes.

Os vasinhos e varizes e veias reticulares estão listados abaixo:

Os vasinhos são pequenos vasos venosos de parede bem fina que ficam muito próximo da pele. Eles são de diâmetro menor que 1mm. São mais avermelhadas ou azuladas. É o que chamamos de "aranhas vasculares" ou "telangiectasias". Localizam-se preferencialmente na face lateral de coxa e face interna de joelhos. Veja mais informações
veia reticular
As veias reticulares, por sua vez, são veias doentes e mais profundas que os vasinhos (seta azul). Elas têm diãmetro de 1 a 3mm. Geralmente elas "alimentam" os vasinhos. São as chamadas "veias mãe" e necessitam de tratamento para que os vasinhos sejam resolvidos de maneira completa e sem recidivas.
varizes
As varizes são veias tortuosas, doentes e que têm diâmetro acima de 3mm. Elas são geralmente associadas com a safena ou uma veia mais profunda com problema (encontra-se como "refluxo" no ultrassom  Doppler). Veja mais informações.

Sintomas

As varizes são as veias mais associadas aos sintomas. As varizes podem causar dores nas pernas, inchaço, cãimbras. Elas estão frequentente associadas a maior complicação como feridas e úlceras em casos avançados.

Os vasinhos e veias reticulares geralmente são assintomáticas. Podem, porém, causar dor e queimação sobre o local dos vasinhos. Mas raramente causam inchaço ou complicações maiores.

Mas o que ajuda saber a diferença entre vasinhos e varizes?

É muito importante essa classificação porque ajuda a definirmos qual o melhor tratamento.

Para as varizes, geralmente indicamos cirurgia convencional ou com LASER.

Nas veias reticulares, por sua vez, existem dois principais métodos para o tratamento dos vasinhos: o uso de LASER trancutâneo (ND YAG 1064) e o uso de escleroterapia (aplicação com agulha com várias substâncias).

Já o tratamento com espuma, deixamos para veias reticulares e varizes em pacientes bem selecionados porque geralmente podem causar manchas, especialmente em peles morenas.

Quer ver essas informações em vídeos? Então clique aqui para apresentação do prezi ou pelo youtube.

Dr Rodrigo B. Biagioni – Vascularline Serviços Médicos LTDA

Veja também

Cuidados com o pé diabético

??Usamos termo “pé diabético” para determinar todas as alterações que podem ocorrer em pacientes com diabéticos por um longo período! ⬇️Dentre elas a mais frequente

Leia mais »