Logo

Qual a diferença entre linfedema e lipedema?

linfedema ou lipedema

Nesse vídeo feito para o youtube, eu explico as principais diferenças entre essas duas doenças. Clique aqui

Linfedema

Linfedema é uma doença em que há um acúmulo de líquido linfático nas pernas ou nos braços. Trata-se de uma dificuldade da “linfa” de sair dos pés e pernas ou das mãos e braços e se direcionar para a o tórax e abdome. A linfa é um líquido amarelo bem clarinho que todos produzimos durante o dia. O sistema linfático que tem essa função de tirar esse líquido.

O que acontece é que a perna fica muito inchada e em especial os pés e as mãos. Quando se aperta o pé com o dedo, a pele forma uma depressão, fica marcada. Além disso, a pele é um pouco mais fria e não há dor.

Lipedema

O lipedema é um acúmulo de gordura nas pernas. Não há líquido na perna em excesso e sim gordura. Ela se acumula na perna e, principalmente, nos tornozelos. É decorrente de uma predisposição genética onde o corpo entende que deve guardar as gorduras mais especificamente em um lugar que no outro.

Não há envolvimento dos pés. Pode-se formar como se fosse um estrangulamento entre o pé e a perna. Quando se aperta a pele, não se forma uma depressão como no linfedema

Para mais informações consulte nosso site – Linfedema – tratamentos

Veja também

hemangioma em uma criança

Hemangioma Infantil

Os hemangiomas são tumores benignos nas células da parede dos vasos sanguíneos. São mais comuns na infância e são bastante característicos por possuírem uma fase de

Leia mais »